Sunday 10 June 2012

[CULTURA] Quanto dinheiro ganham os ídolos? Controvérsias e factos


Quanto dinheiro ganham os membros dos grupos mais populares da Coreia do Sul? É uma questão que certamente já todos colocámos. 

A Yeobo's dedicou-se então a fazer um pouco de pesquisa, e ficou realmente provado para nós, que nem tudo são mares de rosas como muitos fãs têm em mente. Há muitas coisas que a maioria de nós não sabe, mas o que é certo é que já não é segredo nenhum que as grandes agências de entretenimento exploram os seus artistas. Sim, o termo 'explorar' é correcto. A empresa mais notória nesta área de controvérsia é sem dúvida a SMEntertainment - agência que vamos abordar mais em detalhe.

Em Julho de 2009, 3 dos membros dos famosos DBSK (ou TVXQ para outros) deram ínicio a uma acção legal contra a sua agência SMEntertainment, com o intuito de terminarem o seu contracto, por diversos motivos: porque o contracto de 13 anos era excessivamente longo, porque os horários eram distribuídos sem a aprovação dos membros, porque as condições do contracto eram alteradas e extendidas sem o conhecimento ou autorização do grupo, e porque os ganhos não eram distribuídos de forma justa. 

Mais tarde, em Dezembro do mesmo ano, o membro Chinês dos Super Junior, Hangeng, intentou uma acção similar contra a SM, com base no facto de o contracto de 13 anos ser injusto, de ter sido obrigado a fazer coisas fora das condições do seu contracto, e de lhe ter sido recusada baixa médica o que levou a complicações de saúde nos rins. 

Até que ponto é que os nossos ídolos são felizes? Estão a concretizar o seu sonho de cantarem e dançarem para milhares, claro. Mas qual é o preço? 


Vamos usar o Nichkhun dos 2PM para o seguinte exemplo. Se Nichkhun gravar um anúncio para uma marca de gelados na Coreia, uma marca de refrigerantes na Tailândia, aparecer em variety shows e gravar um drama, quanto dinheiro é que ganha para si ?

  • O dinheiro dos gelados na Coreia é dividido entre os 6 membros dos 2PM.
  • Nichkhun fica com dinheiro dos refrigerantes na Tailândia.
  • O dinheiro dos variety shows é novamente dividido entre os 6.
  • Fica também com o dinheiro dos dramas que gravar individualmente. 
Este sistema faz parte de um contracto estabelecido inicialmente entre os 2PM e a JYP Entertainment. Todos os lucros são divididos entre os 6 membros, com excepção de dramas e anúncios gravados no seu país de origem. Pode-vos parecer muito, mas imaginem agora dividir dinheiro entre grupos de 9 membros como as Girls' Generation, de 10 (actualmente) como os Super Junior e de 17 (número instável) como 20 Star.


A SMEntertainment já não funciona com esse sistema. Membros que tenham mais actividade individual, como por exemplo a Yoona, o Siwon ou o Leeteuk (conhecidos pelos seus papeís em dramas, e de apresentadores) são pagos somas superiores a membros que não têm tanta ou nenhuma actividade extra, como Hyoyeon, Sooyoung, Ryeowook ou Yesung.

Na Pledis Entertainment e na Core Contents Media também funcionam sistemas diferentes. Em ambas as agências, os membros de cada grupo têm direito a guardar os lucros individuais de cada trabalho que fazem, o que é obviamente mais justo. O custo de estrear e manter um grupo está avaliado em milhões de dólares, mas será justo que os ídolos tenham que sofrer tanto pela oportunidade de serem promovidos ?

Segundo vários jornais Coreanos, grupos que fazem promoções no estrangeiro podem chegar a render 900 mil dólares por ano. Não só rendem em concertos, como em anúncios, CD's e merchandise. No ano passado as Kara e as Girls' Generation fizeram 27 mil dólares no Japão, só nos primeiros 3 meses. Os DBSK fizeram 117 mil dólares no Japão, só em CD's, no espaço de 1 ano.
O rendimento minimo anual de um cidadão Coreano sao 10,955 dolares.

No entanto, o dinheiro que é ganho por uns, é gasto noutros. Como? As agências de entretenimento usam o dinheiro trazido à empresa pelos seus ídolos, para criar novos ídolos. Houve uma grande controvérsia de que as Girls' Generation e os SHINee foram e continuam a ser promovidos em parte pelas somas exorbitantes trazidas a SM pelos DBSK. No entanto, de onde veio o dinheiro usado para criar os DBSK? Dos Shinhwa e dos H.O.T.  É um ciclo vicioso, o dinheiro que as SNSD ganharem, vai ser usado para promover um novo grupo - neste momento os EXO


Uma fonte de uma comunidade online coreana diz:

 "Os grupos de ídolos são muito mal pagos. É só fazer as contas. Um máximo de 500 mil álbums é vendido, a 20-30 dólares cada. Os membros recebem um máximo de 30% para o grupo TODO. Para grupos grandes como os Super Junior e as Girls' Generation, no final do dia não ganham mais que algumas centenas de dólares, tendo em conta o trabalho que fazem, e pelo qual artistas americanos que não fazem metade ganham milhões. Por cada episódio de variety show que fazem, ganham 25 dólares. Mas por outro lado não têm de gastar dinheiro em roupa, acomodação, ou brinquedos electrónicos porque a SM lhes dá todas essas coisas. Ao final do dia são as vendas e os concertos que interessam. Os bilhetes para os concertos rondam os 80 dólares. Todo esse dinheiro é gasto em despesas de viagem, aluguer do estádio, acessórios, equipamento, e lucro para a empresa. Não sobra quase nada para os próprios artistas."

Há inclusivé rumores a circular pela internet que os membros dos grupos normais ganham cerca de 5 cêntimos por album, mas que a BoA ganhou 16. Nenhum destes rumores foi confirmado. 

Facto é: os ídolos coreanos trabalham mais do que qualquer outro artista a nível mundial, e não recebem um terço. O suor, sangue e lágrimas deve-se verdadeiramente a um sonho. São privados de coisas do quotidiano nas quais o cidadão comum nem pensa duas vezes: contacto com familiares, comida, restrições de peso, restrições de relações pessoais, recolheres obrigatórios, horários exaustivos, recusa a baixas médicas por doença, e em muitos casos são forçados a actuar doentes ou magoados.

A indústria da música Coreana é sem dúvida das mais ferozes e mais trabalhadoras do mundo. Mostrem apreciação e apoio a estes lutadores, agora mais do que nunca, sabendo que são explorados e tratados injustamente, e que ainda assim prosperam. 

K-POP IDOLS HWAITING ! 


No comments:

Post a Comment