Saturday 22 September 2012

[CULTURA] Alfinetar o polegar


Para quem segue dramas coreanos, pode já vos ter parecido um pouco estranho ver umas das personagens a picar o próprio polegar até sair um razoavél fluxo de sangue.

Este artigo serve para conhecer um pouco mais desta prática e talvez até adicionar um novo método de alívio aquando sofrerem de indigestão.

Considerado como uma género de acunpuntura, é usado para a indigestão severa - o género de indigestão que dá aquela sensação da comida estar presa algures acima do estomago, o que sucede maioritariamente quando comes demasiado depressa. (Os coreanos têm uma palavra para esta condição, - che ou geup-che - que é diferente de uma indigestão normal.)

A execução desta prática é bastante fácil, pelo que para os menos corajosos seja melhor pedir que vos façam em vez de fazer a vocês próprios. Desinfectem uma agulha queimando a ponta ou lavando-a com álcool. Envolvam um elástico à volta do polegar para comprimir a circulação do sangue. Depois piquem aquela zona de pele no canto do polegar onde a pele se encontra com a unha. Façam pressão e deixem sair o sangue. O resultado deverá ser algo como na foto acima.

Segundo muitos relatos de pessoas que já experimentaram, muitas dizem resultar na perfeição e que apenas 15 minutos após a execução desta técnica, sentiram a sensação de indigestão desvanecer. Claro, como tudo, não resulta para todas as pessoas, mas maioritariamente é um sucesso.

Porque resulta assim tão bem? Segundo praticantes de Medicina Chinesa, a explicação baseia-se no fluxo de qi do corpo e em como as funções corporais são replicadas na mão de cada pessoa. Pelo ponto de vista científico, o mecanismo pelo qual picar o dedo ajuda a indigestão é um mistério, da mesma forma que cientificamente, a prática da acunpuntura ajuda os mais variados sintoma ser também um mistério.

Os médicos coreanos avisam que este remédio, se assim o pudemos chamar, apenas mitiga os sintomas, não curando a causa em si mesma. Portanto, experimentem esta técnica à vossa vontade, mas a melhor opção em casos de severa indigestão é consultarem o vosso médico.

No comments:

Post a Comment